Um contributo pastoral para a formação espiritual, litúrgica e técnico-musical dos jovens, tendo em vista uma participação plena, consciente, ativa e frutuosa na Liturgia e noutros encontros de vida cristã ou momentos de evangelização.

Não podemos esquecer as expressões artísticas, como o teatro, a pintura e outras. «De importância muito peculiar se reveste a música, que representa um verdadeiro e próprio ambiente onde os jovens estão constantemente imersos, bem como uma cultura e uma linguagem capazes de suscitar emoções e moldar a identidade. A linguagem musical constitui também um recurso pastoral, que interpela de modo particular a liturgia e a sua renovação». O canto pode ser um grande estímulo no percurso dos jovens. Dizia Santo Agostinho: «Canta, mas caminha; cantando, alivia a fadiga, mas não te dês à preguiça; canta e caminha. (...) Tu, se progrides, caminhas. Mas progride no bem, progride na verdadeira fé, progride na vida santa. Canta e caminha».

— PAPA FRANCISCO, Cristo vive, n.º 226

E porque não um retiro permeado de ensaios?

Terço e GuitarraHá agentes pastorais da Igreja que, por vezes, são esquecidos do ponto de vista do acompanhamento ou assistência espiritual, uma vez que a avaliação do seu sucesso se baseia meramente numa boa autação litúrgica. É, porventura, o caso dos elementos de um coro. O retiro permeado de ensaios é uma prática que não se ouve muito falar, mas que não é estranha aos elementos de um coro que, para desenvolver a sua profissionalidade, optam por se retirar (literlamente) da sua terra para um lugar distante. Objetivo: preparar uma ou várias obras musicais difíceis para um momento importante do ano pastoral. Entretando, como um coralista cristão não vive só de música, é preciso providenciar logística, as refeições, momentos de convívio e lazer e de oração.

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Alguns conselhos para a condução de um ensaio

Os ensaios do coro, sobretudo se forem semanais, são uma tarefa que requer muita disponibilidade e coragem, para a além da concentração necessária de forma a que não se tornem enfadonhos. Para isso, os responsáveis pela animação coral litúrgica devem ter todos os aspetos dos ensaios preparados, de maneira a não expor tudo à consideração dos cantores, para não alongar os ensaios com demoras inúteis. Na verdade, um ensaio de cânticos pode ser uma escola de formação a vários níveis: espiritual, teológico-litúrgico e técnico.

Assim, um ensaio poderia decorrer do seguinte modo:

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Música e Liturgia - 5. Quais os erros mais comuns no uso da música?

Out of toneApercebemo-nos, com muita alegria e gratidão, de que há bons grupos corais e muito trabalho de formação realizado na nossa Arquidiocese pela Comissão para a Celebração da Fé, pelos párocos, pelos responsáveis dos grupos corais e, especialmente, pela perseverança e amor de cada membro destes grupos, que anos a fio, de verão e de inverno, deixam o seu lar e se reúnem, todas as semanas, para ensaiar e para celebrar.

Num espírito de autocorreção e de correção fraterna, enumeremos alguns erros muito comuns no uso da música litúrgica:

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